Módulo Bluetooth com PIC

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Não precisamos ir muito longe para ver, alguma coisa controlada pelo celular, muitas pessoas dizem que isso é o sedentarismo, mas costumo não chamar assim, muito menos acho o mesmo, o modulo Bluetooth HC-06  veio para facilitar a comunicação do “Mundo Bluetooth” para uso com MCU’s simples, a praticidade desse dispositivo é relativamente incrível! Qualquer dispositivo que trabalha com interface serial, já consegue comunicar com o Módulo Bluetooth HC-06, seu tamanho reduzido, ajuda na aplicação final em qualquer gabinete, com regulador de tensão interno, podemos conecta-lo diretamente ao 5v, a faixa de operação do mesmo é de 3,6v até 6v. Já utilizei o módulo no Arduíno, com sucesso, a comunicação de caracteres era muito rápida, ideal pra inúmeros fins, até mesmo pra quem não quer levantar do sofá.

 

Um pouco sobre a comunicação Bluetooth…

 A comunicação Bluetooth foi lançada no ano de 1998 (Sim, nasceu junto comigo), as empresas:  Ericsson, IBM, Toshiba, Nokia e Intel, deram o pontapé inicial para o projeto, assim financiando o codinome “Bluetooth”. Já em dezembro de 2009 as empresas  3Com, Lucent Technologies, Microsoft e Motorola; Se juntaram ao grupo e então divulgaram o projeto como “Special Interest Group” (SIG). Até 2007 eles tinham um grupo de 9000 companhias, onde criaram a comunicação sem fio e aplicavam a seu produtos, (impressoras e celulares etc).

O nome Bluetooth, surgiu apartir de uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega Harald Blåtand – em inglês Harold Bluetooth (traduzido como dente azul, embora em dinamarquês signifique de tez escura).

Já o simbolo foi a junção de runas nórdicas nórdicas  (Hagall) e (Berkanan), respectivamente H e B.

 

O projeto:

Nosso projeto consiste em enviar dados do celular e reconhece-los pelo PIC, o PIC que utilizaremos é da família PIC16F, que é um microcontrolador de baixo custo, e numero reduzido de portas (Totalizando 18).

microcontrolador-pic-16f628a-1381-MCO2838535281_062012-F

 

Para desenvolver este projeto estaremos utilizando os seguintes produtos:

-PIC 16F628A

-Módulo Bluetooth HC-06

-Celular Android, com App Bluetooth instalado

-Cristal Oscilador 4mhz (Opcional)
-Resistor 10K

-Protoboard

-Programador PIC

-Jumpers

-Fonte para protoboard, ou Regulador de tensão de 5V

-Fonte 220V ou 110V para ~7V * 1a

 

Esquemático:

Aqui, estaremos disponibilizando o esquemático para efetuar a ligação corretamente no seu PIC!

schemeit-project (1)

Código:

Este por mais simples que seja, é muito fácil de editar, é somente envio e recepção de caracteres pela serial, nada mais que isso, portanto, vamos lá:

Download Código

 

Espero que tenham gostado desse artigo, qualquer duvida entre em contato comigo, ou deixe seu comentário, um abraço e até a próxima!
Att. Leonardo Dalla Porta

 

Leave a Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×