Optoacopladores ou Optoisoladores

43 Flares Twitter 0 Facebook 42 Google+ 1 Filament.io 43 Flares ×

Geralmente trabalhamos com controladores MCU’s que automaticamente são dispositivos muito sensíveis a ponto de um chaveamento simples com transistor, poder ocasionar a queima do controlador, além disso também precisamos isolar sinais maiores, para estes e outros fins foi desenvolvido os Optoacopladores ou Optoisoladores.

 4N35-X000 2000px-Optoisolator_Pinout.svg

 

 

 

O que são, como funcionam?

 

Os Foto-acopladores são dispositivos muito pequenos e trabalha geralmente com encapsulamentos DIP, no seu interior temos um fototransistor e um LED infravermelho, temos também os fototriacs. O led e o transistor, ficam apontado para outro, um fotoacoplador pode contar com o pino base, mas apenas em alguns modelos. Existe diversos modelos, PNP, NPN, cada um para uma aplicação diferente, mas o principio é mesmo do transistor, para ele conduzir devemos acender o led, no seguinte esquema podemos ver uma aplicação real deles.

Como podemos ver nesta imagem logo abaixo, criamos um foto-acoplador utilizando apenas dois leds infravermelhos um emissor e outro receptor:

 

 

Onde o encontramos?

Este dispositivo é muito utilizado para medir tensão, regular tensão em fontes de alimentação, ativar equipamentos de alto consumo, através de chaveamentos de transistores secundarios de potencia. Estes fotoacopladores são dispositivos ideais pra isolação de todo tipo de circuitos desde os mais simples até os mais complexos.

 

Para melhor compreender na pratica como funcionam estes dispositivos vejamos a seguir:

 Este esquema serve para controlar cargas utilizando uma saida PWM de seu dispositivo ou simplesmente digital. Geralmente usuários de MCU’s utilizam este tipo de sistema para proteger seu microcontrolador veja:

Untitled-2.fw

Já neste caso utilizamos o fotoacoplador para medir certa tensão ou seja, como um voltimetro, para o MCU converter estes sinais em digitais:

schemeit-project

 

Neste, podemos trabalhar com ele sem a necessidade de algum microcontrolador, ai a aplicação já é infinita!

2000px-TO-220_Back_Coloured.svg.png.fw

 

Espero que tenham gostado, qualquer duvida entre em contato comigo, ou deixe seu comentário, um abraço e até a próxima!
Att. Leonardo Dalla Porta

Leave a Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

43 Flares Twitter 0 Facebook 42 Google+ 1 Filament.io 43 Flares ×